OS DESAFIOS EDUCATIVOS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS

Lorrayne Rodrigues de Sousa OLIVEIRA, Dayanne Leite da Silva OLIVEIRA, Adriana Keila DIAS

Resumo


O termo “autismo” foi introduzido em 1908 por Eugen Bleuler para descrever o isolamento característico de pacientes esquizofrênicos. Atualmente, o conceito evoluiu para Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrangendo diferentes graus de comprometimento cognitivo e social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2023), cerca de 1 em cada 100 crianças no mundo apresenta TEA, destacando a necessidade de políticas públicas voltadas para diagnóstico precoce, inclusão educacional e acesso a tratamentos. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, baseia-se na análise de referenciais teóricos extraídos de bases acadêmicas como Google Acadêmico, Scielo e Capes, a fim de compreender as práticas educacionais inclusivas para crianças autistas. A investigação reforça a importância do investimento em pesquisa, formação profissional e infraestrutura para garantir uma educação acessível e de qualidade.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Inclusão. Séries inicias.


Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA, Gabriela. Direitos dos autistas: conheça as leis no Brasil. São Paulo, 2022. Disponível: https://genialcare.com.br/blog/direitos-dos-autistas/.

BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: 2018/2015/lei/l13146.htm.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 dez. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

DA SILVA, M. M.; SARAMAGO DE OLIVEIRA, G.; OLIVEIRA DA SILVA, G. A. Pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 25 dez. 2021.

DAWSON, Geraldine; MCPORTLAND, J.; OZONOFF, S. Autismo: de alto desempenho. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora,2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281